Atualmente ter um Blog/Site é fundamental para a divulgação do seu produto/serviço, mas com tantas plataformas disponíveis no mercado, por onde iniciar? Esta é a pergunta que mais nos fazemos quando estamos iniciando a etapa de estruturação do negócio. Por que WordPress para criar seu Blog!?

Muita gente prefere ter um site HMTL5 estático contendo o produto/serviço oferecido, um portfólio , e os dados para contato, contudo esta interagindo com o seus público (clientes) é fundamental em tempos de informação como este que vivemos. Bom por que um Blog?

O formato de blog é o mais prático dentre todos e onde você pode mostrar ao seu público, o seu conhecimento em determinada disciplina que você atue, além claro de estar interagindo com seus clientes com frequência, bastando para isso reservar uma a duas horas no máximo de seu dia para disponibilizar um conteúdo de qualidade de informações relevantes para este público.

Por que WordPress para criar seu Blog?!

Ainda falando sobre plataformas para desenvolvimento de Blogs/Sites por que eu indico o WordPress? Não caro leitor, não é apenas pelo fato de eu utilizar ele no desenvolvimento do meu Site mas sim pela sua incrível adaptabilidade, pela quantidade de Plug-ins (que são extensões de funcionalidades que o core do WordPress não tem) disponíveis e gratuitos, e pelos milhares de temas também gratuitos que existe na web disponíveis para você desenvolver seu Blog/Site da forma que você deseja, e claro, pela facilidade na manutenção do seu conteúdo.

Existem 02 formas de se colocar no ar seu Blog/Site:

gratuita, através do próprio site do WordPress em Crie sua conta gratuitamente no WordPress, ou a paga onde você hospedará seu site com um domínio próprio  e pagará mensalmente uma taxa pra manter o site no ar.

Bem, para os iniciantes eu aconselho Criar sua conta gratuitamente no WordPress, para terem o seu primeiro contato com a plataforma, a vantagem de iniciar gratuitamente, além de não ter o custo inicial, é conhecer de forma inteiramente grátis o WordPress poder customizar seu tema e plugins exatamente como faz quando tem  ele hospedados em um provedor de hospedagem e começar a formatar seu Blog ou Site.

A desvantagem:

  • Não é possível registrar o seu domínio só sendo possível ter um domínio da plataforma como por ex.: http://nomedoseublog.wordpress.com
  • O espaço é limitado a 3GB.
  • Não tem suporte a e-commerce.
  • Você terá de conviver com anúncios pois são este que mantém a plataforma gratuita a todos.
  • Não tem o recurso do Google Analytics.
  • E o suporte é feito apenas pela comunidade WordPress (onde você encontra soluções muito úteis aos problemas mais comuns que aparecem no dia-a-dia)
  • É possível fazer a comparação entre os  planos neste link.

Mas existe a versão paga nesta mesma plataforma, onde é possível ter um domínio próprio com pagamento anual porém cotado em dólar, moeda corrente norte-americana, para os usuários que desejam algo mais profissional e que já tem seu produto no mercado é uma ótima opção, mesmo para os iniciantes que desejam investir em suporte técnico e numa plataforma que lhe permita ainda mais recursos. Para conhecer melhor os valores dos planos, acesse este link.

Hospedada em provedor de serviços  pagos de hospedagem, para os empreendedores mais avançados, que já tem seu negócio estruturado vale a pena o investimento em hospedar seu Blog/Site em WordPress em um provedor de hospedagem, hoje temos inúmeros serviços disponíveis no mercado para todos os “bolsos”. Para hospedar seu Blog/Site em um provedor, temos a opção de usar a instalação expressa muitas vezes disponível pelos “wizards” de aplicação no próprio servidor ou fazer o Download do pacote do Worpress no site da aplicação em

A desvantagem:

Eu não vejo desvantagem alguma, desde que escolhido um provedor que tenha suporte a PHP5 ou superior e MySQL como opção de base de dados. Uma vez que, nos  tornamos donos de nosso desenvolvimento e temos um espaço para ser utilizado até para o desenvolvimento de aplicações (falarei de aplicações desenvolvidas em WordPpress em um outro post) Pois o WordPress instalado em provedor de hospedagem fica totalmente customizável ao gosto do cliente.

Ainda falando em recursos, o desenvolvimento de blog/site em um CMS como o WordPress tem um poderoso aliado que são os Temas do WordPress estes temas são os designs  o formato de seus site. Estes temas podem ser gratuitos obtidos diretamente no site do WordPress.org, 

O site WordPress.org é diferente do WordPress.com onde podemos criar uma conta e criar um blog , WordPress.org  é o site onde encontramos tudo sobre o projeto: documentação, temas e plug-ins gratuitos e profissionais.g

Existem desenvolvedores que criam e vendem seus próprios temas e plug-ins e vendem seus produtos já customizados para o uso estes Temas e plugin personalizados também são um boa ajuda para a customização de seu Site.

Vou deixar  aqui 02 sites de venda de Temas/Plugins bem conhecidos pela comunidade:

Share This:

Receba gratuitamente e-mails com dicas e tutoriais do WordPress Sem Mistério.
Você receberá e-mails informando as atualizações do blog e semanalmente dicas e novidades sobre WordPress.
Temos 100% de respeito pela sua privacidade. Não fazemos Spam.