Já te aconteceu de você fazer uma atualização naquele plugin  muito útil para o seu site, e ao terminar a atualização você constata que o plugin não funciona mais na nova versão? E quando você recebe a atualização de um tema gratuito ou não, atualiza ele e não criou um Tema filho para manter as customizações, feitas no tema e você perde todas as suas alterações? como reverter plugins e temas para a versão anterior?

É… isso acontece e com uma boa frequência com os usuários e desenvolvedores de WordPress.

Pesquisando soluções através de scripts para restauração da versão anterior do plugin e do tema que apresentou problemas,  descobri um plugin muito bom que faz muito bem esta tarefa sem a necessidade de escrever uma linha de código sequer, é o WP-Roll-back.

Sua utilização é bem fácil, primeiro faça o download no repositório de plug-ins do WordPress aqui.

Assim que terminar a instalação ative o plugin, depois acesse o menu lateral esquerdo “Plugins” no painel de controle de seu WordPress, e ele listará todos os plug-ins instalados em seu CMS conforme a imagem abaixo:

plugin wp-roolback1

Observe que depois de feita a instalação, irá aparecer abaixo do nome do plug-in  uma nova opção chamada “restaurar”. Clique nesta opção, e aparecerá uma página mostrando  as versões anteriores do plug-in selecionado, conforme a figura abaixo:

 wp-rollback-logo1

Selecione a versão anterior que  e clique no botão “Restaurar”. Uma box será aberta perguntando se você tem certeza que deseja restaurar, e descreverá os itens que serão restaurados:

wp-rollback-logo2

Clique restaurar e pronto! Seu plugin voltará para a versão anterior bastando apenas ativá-lo para retornar a pagina de plug-in onde estará a sua disposição o aviso de atualização do plug-in.

O mesmo ocorre com os temas, observe na figura abaixo como aparece no tema a opção “Restaurar” quando clicamos no tema escolhido para fazer o rollback:

wprollbcktheme

Daqui para frente serão exibidas paginas similares às que foram mostradas no rollback do plugin:

wprollbcktheme1

Clique em “Restaurar”, confirme que deseja fazer a restauração e pronto! Você terá de volta a versão anterior do seu tema.

Uma dica é tentar achar na Comunidade do WordPress a solução ao problema apresentado no plugin  e temas instalados. Para isso faça um cadastro escolhendo um nome de usuário e e-mail que os moderadores do fórum encaminharão uma senha provisória para o acesso.

A manutenção de defeitos em plug-ins e temas fica bem mais fácil utilizando esta ferramenta.

Share This:

Receba gratuitamente e-mails com dicas e tutoriais do WordPress Sem Mistério.
Você receberá e-mails informando as atualizações do blog e semanalmente dicas e novidades sobre WordPress.
Temos 100% de respeito pela sua privacidade. Não fazemos Spam.