host-blog

Se você é novo em WordPress e se pergunta: WordPress, por onde começar? Aqui está um roteiro bem simples para os iniciantes nesta fantástica ferramenta que foi desenvolvida para a criação de Blogs, porém com o passar do tempo foi-se aperfeiçoando a ponto de podermos criar também Sites maravilhosos, LandingPages, Hotsites, e o melhor, podendo ser administrado posteriormente pelo cliente.
Também é possível criar seus próprios plug-ins, Widgets e apesar de ter à disposição dos usuários vários Temas (falarei em um próximo artigo sobre os Temas do WordPress) totalmente gratuitos, também é possível criarmos os nossos próprios temas personalizados de acordo com a vontade nossa ou de nosso cliente.

 

WordPress por onde começar…

 

1 –  Leia a Documentação

Eu sempre digo que a documentação de um software é seu mapa da mina. No site oficial do WordPress eles também recomendam o mesmo: “…Antes começar a instalar o WordPress, existem alguns documentos que você precisa ler. O WordPress é um ótimo produto, é fácil de usar, é muito poderoso, mas não é necessariamente o software certo para todos..”
Abaixo os links recomendados pelo site oficial, onde que vale a pena perder um pouco de nosso precioso tempo:

2 – Planeje!

O planejamento apesar de trabalhoso é um ponto importante! Baseados nas informações iniciais também recomendadas pelo site oficial, façamos uma lista das coisas que você precisa, e das coisas que você precisa fazer. Vamos utilizar as seguintes informações, também retiradas do site oficial (eu não resisto faço meus comentários também) e seguindo as melhores práticas:

  • Requerimentos da hospedagem do site  – No site oficial, recomenda-se para o servidor que hospedará o site ter o PHP5.2 ou mais recente, e também deve prover uma base de dados MYSQL 5.0 ou mais recente, (Opcional) Apache módulo mod_rewrite (para habilitar o uso de Links Permanentes em várias configurações, e pelo menos 64MB de memória para o PHP. Geralmente encontramos estas configurações nos atuais servidores de hospedagem do mercado e até nos gratuitos.
  • Usuário e Senha de seu siteÉ bastante importante, definir e  guardar o usuário e senha de seu site, pois ele dará acesso ao painel administrativo do WordPress que é onde tudo acontece. O WordPress por ser flexível, permite a criação de vários usuários onde você pode dar “poderes” administrativos aos usuários ou restringi-los. Eu recomendo sempre que você criar o usuário “admin”, que  é como chamamos o usuário que tem poderes para modificar e alterar tudo no Blog/Site, criar também um segundo usuário com as mesmas permissões para um eventual backup caso haja perda do usuario admin, contudo , existem formas de recuperar o usuário admin em caso de perda de senha (falarei também disto na seção Help-desk).
  • Software de Edição de Texto – Bem, temos hoje várias opções de editores de texto e HTML disponíveis no mercado que nos trazem excelentes resultados neste trabalho. O  link deste item (Software de Edição de Texto), mostra os principais editores que o site oficial selecionou. Eu particularmente prefiro 02 editores gratuitos que deixarei linkado os sites para downloads aqui: o Brackets e o Notepad ++.
  • Um Software de FTP – A importância de um software de FTP é justamente ter acesso aos arquivos do Blog ou Site na hospedagem da mesma forma que acessamos no laptop ou PC. Bem como transmitir ao host, os plugins temas ou o próprio site wordpress que você desenvolverá em localhost, servidor apache instalado no computador localmente (falaremos também sobre instalação em localhost aqui mesmo na seção Iniciantes)
  • Um navegador de sua escolha  O navegador é algo pessoal, contudo muito se fala sobre melhores performances entre os principais navegadores do mercado. Vale lembrar que quando se desenvolve qualquer site seja em HTML5 e CSS3 puro , WordPress, Rails, Django ou qualquer outra plataforma de desenvolvimento web, é muito importante testar o site nos diversos navegadores hoje em evidência, como o Opera, Firefox, Edge, Internet Explorer, Chrome, Safari (plataforma MacOs) entre outros, não nos esquecendo de aplicar a responsividade (portabilidade para plataformas mobile, ou seja seu site/Blogtem de renderizar tanto no PC/Laptop quanto nos tablets ou celulares).

Os documentos seguintes irão ajudá-lo a entender mais sobre como WordPress funciona e como fazer um plano para seu site:

3 – A instalação

Neste instante não focarei em detalhar o processo de instalação pois existem opções de instalação as quais detalharei em outros artigos. Mas seguindo o site oficial do WordPress temos as etapas:

Estas são a melhores práticas recomendadas no site oficial (links) que devem ser observadas antes de iniciar o processo de instalação do WordPress.

4 – Configuração

Terminada a etapa de instalação, respeitando-se as melhores práticas, é hora de fazer o WordPress funcionar como você quer trabalhar. É importante  entender como as mudanças feitas na área de administração do seu Blog/Site podem afetá-lo.

Vejam detalhes do painel de administração neste Link.

Reserve um tempo para explorar o WordPress Codex, que é a documentação oficial onde você encontrará informações de extrema utilidade para você conhecer e aproveitar ao máximo esta ferramenta.  Embora você possa escolher fazer esses passos em qualquer ordem, o site irá lhe causar menos problemas se o fizer na seguinte ordem:

  • Administrando o seu blog
  • Painel > Seu Perfil – definir as suas informações de usuário que você deseja publicar em seu site.
  • Painel > Adicionar Novo – acrescente autores e os usuários que irão utilizar o seu site, se aplicável
  • Painel > Configurações > Geral – defina o nome e outras informações do seu site.
  • Painel > Configurações > Escrita – defina as configurações da sua tela de escrita/edição de posts.
  • Painel > Configurações > Leitura – defina quantos posts você irá mostrar na página inicial, em categorias e suas caracteristicas de listagem de artigos (feed).
  • Painel > Configurações > Discussão – ative ou desative os comentários e defina como lidar com eles.
  • Painel > Posts > Categorias – adicione algumas categorias a partir de sua lista de categorias.
  • Painel > Posts > Adicionar Novo – depois de ter escrito alguns posts, é aqui que você vai editá-los ou apagá-los.
  • Painel > Aparência> Temas – talvez você queira mudar o visual do site?
  • Painel > Páginas > Páginas – adicionar uma ou duas páginas, como “Sobre” ou “Fale conosco”.
  • Escrevendo Postagens – passo-a-passo com instruções sobre como escrever postagens.

Dentro das configurações você também pode adicionar plugins que  são “add-ons” que dão mais capacidades, escolhas e opções para seu Blog, servem para personalizar os resultados e as informações de seu site, para saber mais sobre plugins temos  estes artigos do site oficial do WordPress:

Falarei de cada recurso do WordPress separadamente,  este post é para dar uma visão geral da aplicação. Ainda que seja simples e fácil a utilização do WordPress o que fez a plataforma tornar-se tão popular, existe a possibilidade de ocorrer coisas que nos confundam ou funcionarem de forma indesejável, mas para ajudá-lo temos uma comunidade forte e atuante mundialmente, abaixo o link da comunidade no Brasil:

Share This:

Receba gratuitamente e-mails com dicas e tutoriais do WordPress Sem Mistério.
Você receberá e-mails informando as atualizações do blog e semanalmente dicas e novidades sobre WordPress.
Temos 100% de respeito pela sua privacidade. Não fazemos Spam.