
Exibir chamadas dos Posts Randomicamente através de um widget
Olá pessoal Feliz 2017!!!!
O WordPress Sem Mistério está retomando suas atividades após o período de festas e é muito bom estar por aqui novamente, e hoje vamos falar sobre Exibir Posts Randomicamente através de um widget.
A vantagem disso é que muitas vezes alguns bons posts ficam esquecidos dentro de seu conteúdo uma vez que o WordPress exibe os posts por ordem de data, da mais nova para a mais antiga.
Exibir posts Randomicamente
Existe dois métodos para isso: O primeiro é mais fácil, através de um plugin.
Advanced Random Post Widget
De fácil instalação basta procurar pelo nome “Advanced Random Posts Widget” em Plugins no seu painel de controle do WordPress e fazer a instalação. após a instalação basta ativar e fazer a configuração acessando Aparência e depois em Widgets:
Em “General” dê um nome ao seu widget relacionado ao seus posts randômicos que aparecerão ali, e em “Posts” configure conforme a imagem.
Advanced Random Posts é um plugin poderoso com várias opções de customização. É possível selecionar diferentes tipos de posts, mostrar thumbnails, mostrar por categorias e excluir posts que você não deseja que apareça. Para usuários mais experientes é possivel adicionar customizações antes e depois de formatar HTML e tambémeu próprio CSS.
Método 2: Acrescentando uma função no arquivo functions.php
Neste método vamos adicionar as linhas de código abaixo no arquivo functions.php na última seção do arquivo.
function wpb_rand_posts() { $args = array( 'post_type' => 'post', 'orderby' => 'rand', 'posts_per_page' => 5, ); $the_query = new WP_Query( $args ); if ( $the_query->have_posts() ) { $string .= '<ul>'; while ( $the_query->have_posts() ) { $the_query->the_post(); $string .= '<li><a href="'. get_permalink() .'">'. get_the_title() .'</a></li>'; } $string .= '</ul>'; /* Restore original Post Data */ wp_reset_postdata(); } else { $string .= 'no posts found'; } return $string; } add_shortcode('wpb-random-posts','wpb_rand_posts'); add_filter('widget-text', 'do_shortcode');
Exemplo do Widget aqui no site wordPress Sem Mistério.
Por se tratar de um plugin leve, eu aconselho a instalação do plugin pois ele tem muito mais recursos para a customização deste Widget.
Não que não seja legal usar por código mas o trabalho torna-se bem maior na hora de uma customização.
É isso pessoal, um ótimo 2017 para vocês vamos nos falando nos demais posts.
Lee Araújo é Analista de Sistemas, pós graduada em engenharia de Software, entusiasta em novas tecnologias web e Consultora WordPress para Empresas e Empreendedores Digitais.