A nova versao do WordPress… Está chegando o primeiro grande lançamento do WordPress do ano, o WordPress 4-8, E o que está vindo de novidade para esta nova versão?
A previsão deste lançamento será entre os dias 08 ou 09 de junho e já existe muita conversa na comunidade sobre as melhorias que estão vindo nessa nova versão.
Vamos ver esse novo material em “Ação”e olha que “Ação” é a palavra-chave aqui.
A seguir um olhar através de todos os novos recursos e como eles funcionam.
Widget de Texto Novo e Melhorado
Gostemos ou não, o widget de texto padrão atual no WordPress não é a coisa mais útil para o usuário regular. Ele suporta apenas texto bruto (ou código HTML) e não oferece nenhuma ferramenta de formatação.
O novo widget de texto está configurado para mudar isso com a inclusão do editor visual (quase o mesmo) que estamos acostumados a partir da tela de edição de postagem / página. Da mesma forma, você poderá alternar entre Visual e Text ao editar conteúdo de widget. E, sim, você obtém algumas ferramentas de formatação padrão em ambos os modos.
Eu pessoalmente acredito que isso vai finalmente tornar o widget de texto uma ferramenta útil para o usuário não-desenvolvedor que deseja incluir algum conteúdo personalizado em uma área de widget. Este é um grande passo para colocar o foco no usuário final e suas necessidades!
Uma coisa adicional sobre o novo widget de texto que não foi anunciado, mas que é possível, é que shortcodes agora são executados por padrão no conteúdo do widget. A única coisa que o widget não faz é suportar oEmbed. Talvez algum dia.
Novos widgets de imagem, vídeo e áudio
O widget de texto não é tudo o que está foi alterado no domínio dos recursos básicos do WordPress, por assim dizer. Também estamos recebendo novos widgets de imagem, vídeo e áudio.
Na versão atual do WordPress, a única maneira de colocar uma imagem em uma área de widget é usar algum plugin ou fazê-lo através do widget de texto padrão – o antigo – através de código HTML bruto.
Na verdade, é impressionante que levou-se 33 grandes lançamentos do WordPress para finalmente entregar algo tão aparentemente básico como um widget de imagem. Em geral, este é outro grande passo para tornar a experiência melhor e mais simplificada para os usuários.
Como você pode ver, o novo widget permite que você escolha uma imagem da biblioteca ou faça o upload de uma nova. E uma vez que o botão aciona a biblioteca de mídia do WordPress, isso significa que você também pode inserir a imagem de uma URL.
O mesmo vale para os widgets de áudio e vídeo:
Widgets de áudio
Widgets de video
Novo “WordPress Eventos e Notícias” widget painel
O widget original do dashboard WordPress News é meio útil, desde que você esteja interessado em notícias no WordPress.org – novos lançamentos, ou o que quer que seja publicado no blog oficial.
O novo widget melhora com a adição de eventos próximos à lista. Para que esse recurso funcione, o WordPress tentará obter sua localização atual (personalizável) e com base nela, você poderá exibir as WordCamps próximas (de acordo com o cronograma), encontros e outros eventos listados via Meetup.com.
Este novo widget substitui o antigo.
Melhoria nos link boundaries
Os link boundaries destinam-se a nos ajudar a navegar – mover o cursor para dentro e para fora – entre elementos como links e texto normal. Esta não é a coisa mais direta para descrever, então vamos apenas vê-lo em ação. Aqui está o que acontece quando você tenta editar algum texto próximo / dentro de um link no WordPress 4.7:
Aqui está o mesmo no WordPress 4.8:
Em geral, considero esta uma melhoria agradável para quem cria um monte de conteúdo no editor do WordPress. Editar os textos âncora de seus links vs o texto em bruto que está ao lado pode ser frustrante, às vezes.
Definir as bases para Gutenberg
Gutenberg é o editor de próxima geração que em breve será introduzido em uma tentativa de tornar a edição de conteúdo do WordPress ainda mais intuitiva para o usuário final.
Agora, o que significa “Definir as bases” realmente eu não sei. 🙂 Só posso assumir que provavelmente tem a ver com a reescrita de algum código para tornar a integração do Gutenberg na interface mais fácil nas futuras versões do WordPress.
Se você quiser experimentar as versões beta mais recentes, a maneira mais fácil de fazer isso é obter um local ou dev WordPress instalar pronto e, em seguida, instalar este plugin:
Uma vez ativado, vá para Ferramentas → Teste Beta e selecione “Bleeding edge nightlies”. Então, vá para o Dashboard → Atualizações e clique no botão principal de atualização do WordPress. Você deve obter a versão beta mais recente.
Lee Araújo é Analista de Sistemas, pós graduada em engenharia de Software, entusiasta em novas tecnologias web e Consultora WordPress para Empresas e Empreendedores Digitais.