Vamos falar sobre o WordPress 5.0 repaginando o que já é bom para melhor. E está em vias de sair do “forno”, a nova atualização do WordPress dessa vez com a funcionalidade que de certa forma todo mundo queria e esperava que é customização nativa do tema com o novo editor Gutenberg.

Se você tem utilizado WordPress há um tempo, então você irá saberá o quanto a plataforma tem mudado através dos tempos. Cada update individual às vezes trazem significativas mudanças. Por exemplo, a versão 4.9 Tipton permitiu aos usuários agendar mudanças no design no WordPress Customizador e então eles podem  ir para o “ar’ mais tarde assim como os posts que ficam em rascunhos .

O WordPress 4.8, por outro lado, trouxe muitas atualizações nos Widgets. Por exemplo, se você quer colocar imagens nos seus widgets no passado você tinha de adicioná-los manualmente. Agora, há três mídia widgets dedicados para arquivos de imagens, áudios e vídeos.

No entanto, todas as mudanças que mencionamos até agora são bastante incrementais. Eles são úteis, mas não são exatamente revolucionárias. A maioria das atualizações do WordPress tem sido mais sobre dar pequenos passos em frente, do que grandes saltos – ou seja, até o WordPress 5.0.

O que esperar do WordPress 5.0?

WordPress 5.0 está chegando com mudanças muito importantes. O maior é o tão falado Editor Gutenberg, sobre o qual falaremos mais à frente.

Mas o WordPress 5.0 também traz uma mudança de como a plataforma lida com versões. Costumava ser o caso de você poder contar com dois grandes lançamentos do WordPress por ano, com muitas mini atualizações nesse meio tempo.

Agora, a equipe que desenvolve o core do WordPress está planejando mudar o modelo de lançamento programado. A ideia é que, ao remover a pressão de prazos pré-determinados, a plataforma poderá dar saltos mais significativos e não receberemos atualizações que pareçam ter falta de conteúdo significativo como ocorreu em outras versões.

Além disso, aqui estão algumas das outras alterações significativas que provavelmente veremos quando o WordPress 5.0 estiver ativo:

  • O foco da plataforma está caminhando em direção a uma experiência de construção de sites mais intuitiva. O WordPress já lidera em termos de participação de mercado. E ao melhorar a funcionalidade de criação de sites do WordPress, a equipe de desenvolvimento do core do WordPress, tem como objetivo manter essa participação no mercado contra o aumento de construtores de sites hospedados.
  • Veremos muitas melhorias na WordPress Rest API. A WordPress Rest API ajuda os desenvolvedores a criar mais produtos ricos em recursos, facilitando o envio e a extração de dados do seu site. Esta atualização significa que os desenvolvedores poderão criar aplicativos mais facilmente usando a plataforma como uma estrutura.
  • A construção de temas customizados se tornará muito mais fácil No passado, você precisava de pelo menos um desenvolvimento simples em background para montar um tema do WordPress. Com Gutenberg, a criação de temas se tornará muito mais acessível graças aos blocos.
  • Os plugins construtores de páginas podem perder sua relevância. Existem muitas ferramentas fantásticas de criação de páginas que você pode usar com o WordPress, algumas das quais rivalizam com plataformas profissionais. Gutenberg não será uma ameaça para eles no início, mas pode estimular as pessoas a deixarem de usá-los a longo prazo. 

O que o editor Gutenberg significará para você?

O lançamento do Gutenberg significa que você precisa se familiarizar com uma nova experiência de edição. Agora, o WordPress 5.0 ainda que está pronto para ser lançado em 2018, mas ninguém sabe exatamente quando. Quando isso acontecer, você pode esperar muita atividade por algumas semanas, pois todos aprendem a lidar com o novo editor. Mas não entre em pânico – se você não quiser usar o Editor de Gutenberg, ainda poderá manter o editor clássico instalando o plug-in oficial do Editor Clássico.

No entanto, você pode ter uma vantagem inicial e descobrir exatamente o que procura. Agora, você pode testar uma versão beta do Gutenberg instalando um plugin simples. Ou, se você quiser apenas brincar com o Gutenberg Editor sem instalar o plugin, você pode usar o site Frontenberg:

Não recomendo a instalação do plug-in em seu site ativo ainda. Em vez disso, use um site de teste com uma instalação limpa, ou um site de teste do WordPress em sua local machine.

Gutenberg afetará temas e plugins, também.

Além de sua própria experiência de edição, o Gutenberg também trará mudanças importantes para muitos dos seus plugins e temas favoritos. Por exemplo, provavelmente veremos o surgimento de muitos temas amigáveis com o Gutenberg, que serão desenvolvidos para aproveitar todos os novos recursos oferecidos pelo editor e isso é muito bom!

Da mesma forma, você verá alterações em alguns de seus plug-ins favoritos. Muitos plug-ins interagem diretamente com o editor do WordPress, seja para adicionar novas funcionalidades ou incluir códigos de acesso conhecido como Shortcodes. Esses plugins precisarão se tornar compatíveis com o Gutenberg, a menos que eles queiram alienar uma grande parte de sua base de usuários. Daqui a alguns anos, pode até ser comum encontrar plugins que suportem apenas Gutenberg.

Quando será a data de lançamento do WordPress 5.0?

Infelizmente devido às mudanças abordadas acima ainda não sabemos a data exata do lançamento. Por enquanto, a resposta oficial é basicamente “quando estiver pronto“, o que provavelmente não acontecerá até o final de 2018, no mínimo.

Prepare-se para as mudanças:

Cada versão principal do WordPress traz mudanças na forma como usamos a plataforma. No entanto, mesmo antes de sairmos, podemos dizer com absoluta certeza que o 5.0 mudará fundamentalmente a maneira como a maioria das pessoas interage com o WordPress.

Se você é old-school, poderá usar o editor clássico do WordPress no futuro previsível. No entanto, se você planeja se adaptar, comece a ler sobre como o Gutenberg funciona imediatamente. Isso dará a você uma vantagem sobre a concorrência, uma vez que o WordPress 5.0 esteja ativo, e ajudará a determinar quais dos seus temas e plugins podem ser mais afetados.

Bom pessoal espero que esta matéria introdutória os ajude a começar se familiarizar com o que está vindo de novidades na versão 5.o do WordPress.

Share This:

Receba gratuitamente e-mails com dicas e tutoriais do WordPress Sem Mistério.
Você receberá e-mails informando as atualizações do blog e semanalmente dicas e novidades sobre WordPress.
Temos 100% de respeito pela sua privacidade. Não fazemos Spam.